28 de jul. de 2010

Quem é Ederson ?

Talento , personalidade e profissionalismo ele tem .


Na tarde da última segunda-feira, após Mano Menezes concluir sua convocação, creio eu que, grande parte dos palpiteiros do futebol concordou, no geral, com a lista do ex-treinador corinthiano. No entanto, alguns nomes soaram de forma estranha nessa lista renovada da seleção brasileira, e um deles, é Ederson.

Meio campo de dribles curtos, bom passe e velocidade explosiva. Assim podemos caracterizar o camisa 10 da equipe do Lyon, que conseguiu construir sua carreira na França. Claro, certamente começou no Brasil, mas foi no velho continente, especificamente no país do croissant, que o paulista de Parapuã realmente despontou no futebol.


http://colunas.sportv.globo.com/files/955/2010/07/ederson-lyon.JPG
Em 2001, com 15 anos, o jogador começou sua carreira no RS Futebol. Na época o técnico Paulo César Carpeggiani era dono do time. Em 2003, vestindo a amarelinha sub-17, foi campeão do mundial disputado na Finlândia. Jogou sete partidas e marcou um gol apenas. Posteriormente, em 2004, teve uma rápida passagem no Internacional de Porto Alegre e em seguida foi para o Juventude. Também jogou pouco no clube de Caxias do Sul e daí pra frente, começou sua carreira na Europa.

Enfim, em 2005, Ederson chega ao Nice, time mediano do campeonato francês. Em pouco tempo consegue se firmar entre os titulares e rapidamente se destaca como um dos principais do elenco. Ficou por lá três anos, despertou admiração dentre os torcedores, até que apareceu o interesse do Lyon, principal time francês nos últimos anos.

Contratado por 14 milhões de euros, Ederson tinha a “simples” missão de substituir Juninho Pernambucano, maior ídolo da história do Lyon e principal responsável pelo heptacampeonato francês conquistado entre os anos de 2001 a 2008. Os dois chegaram a jogar juntos, mas com pouco tempo a imprensa e os torcedores lioneses perceberam que ambos tinham características distintas.

Ederson chuta bem de fora da área e também cobra falta, mas não possui a técnica refinada de Juninho. Em suma, o paulista tem o seu próprio estilo. Assemelha-se mais a um segundo atacante do que um meia de ligação. Hoje em dia chamamos de um “meia externo”. É certeiro com a bola nos pés e ótimo em contra-golpes. Típico jogador que dá trabalho a defesas mais lentas.

Desde 2008, até o presente momento, Ederson realizou 82 jogos pelo Lyon e marcou 13 gols. Na última temporada, fruto da teimosia do contestado técnico Claude Puel, o brasileiro não foi titular no time francês. Foram 34 participações: 13 como titular nos 90 minutos e 21 entrando no segundo tempo.

Talento ele tem, personalidade e profissionalismo também. Vamos ver como Mano Menezes vai aproveitar o jogador que recentemente já despertou interesses de clubes como a Lazio, Milan e Internazionale. Se querem renovação, que tal começarmos por ai?


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário