3 de fev. de 2012

Brasil

Olimpíadas: com bandeira no peito, preparação da Seleção inicia no Brasil

Uniforme será o mesmo lançado nesta sexta-feira, mas sem o símbolo da CBF. Mano confirma período de trabalho no país antes de viagem a Londres

Bandeira do Brasil no peito e início da preparação no país, provavelmente no Rio de Janeiro. Esses são dois ingredientes da Seleção Brasileira que disputará as Olimpíadas em Londres. As duas informações foram confirmadas pela CBF nesta sexta-feira, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante o lançamento dos novos uniformes do time canarinho.

A primeira medida é por orientação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na camisa da Seleção, o símbolo da CBF vai dar lugar à bandeira do Brasil, como aconteceu em Pequim (2008). A camisa terá o símbolo da fornecedora de material esportivo do time canarinho.

mano menezes novo uniforme camisa brasil (Foto: NIke / Divulgação)
Mano exibe nova camisa do Brasil: escudo será trocado por bandeira em Londres.

Já a preparação está sendo tratada com carinho pela CBF. A equipe canarinho terá um hotel exclusivo em Londres. Além disso, os treinos devem ocorrer todos no centro de treinamento do Arsenal. Antes da viagem para a capital inglesa, porém, a preparação começará no Brasil. A tendência é que seja no Rio de Janeiro.

- Deve ser no Rio de Janeiro. Mas não está confirmado o local – afirmou o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva.

O técnico Mano Menezes, que comandará o time olímpico e contará com a ajuda do coordenador das categorias de base da CBF, Ney Franco, na comissão técnica, confirmou as atividades no Brasil antes do embarque para Londres.

- Faremos um período de treinos no Brasil antes da viagem. Esse será o início da preparação. A tendência é que aconteçam dois ou três jogos única e exclusivamente com os jogadores da equipe olímpica. O restante do trabalho será conduzido de forma paralela à equipe principal – afirmou.

Mano afirmou que usará os períodos de março, abril e maio para realizar treinamentos e até mesmo amistosos com atletas sub-23 que atuam no Brasil.

- Quando estivermos mais próximos da competição vamos dar uma ênfase maior ao trabalho. Temos três meses sem datas-Fifa. Vamos observar jogadores com idade olímpica que atuam dentro do Brasil. Será assim que vamos trabalhar – explicou o comandante canarinho.

O treinador, que admitiu que a CBF está negociando com os clubes europeus a liberação de atletas para a disputa das Olimpíadas, afirmou que usará os jogadores acima de 23 anos permitidos no regulamento do torneio dos Jogos.

- Vamos usar os três jogadores porque a regra permite e acho que é preciso. Não se usou em outros momentos por uma questão peculiar. Teremos acréscimo com jogadores acima de 23. Pode ser por deficiência técnica de um determinado setor ou para dar experiência em outro ponto da Seleção. É isso que está nos levando a tomar essa decisão.

Mano falou também da importância dos jogadores demonstrarem interesse em participar das Olimpíadas. Para ele, tal sentimento é fundamental para o sucesso da equipe nos Jogos.

- Estamos mostrando aos clubes e aos jogadores a importância de jogar a Olimpíada e conquistar uma medalha inédita para o Brasil. Para os clubes, isso acontecerá num período em que eles estarão se preparando para o início de uma nova temporada. Mas antes temos conversado com os jogadores porque é fundamental que eles queiram participar da competição – disse o comandante da Seleção.

O treinador foi além e em sua opinião muitos atletas da sub-23 estarão na Copa do Mundo de 2014, que será disputado no Brasil.

- Não tenho dúvida que isso vai acontecer. É só olhar a realidade do futebol brasileiro, da nossa Seleção. Em determinados momentos podemos direcionar para as Olimpíadas porque temos um espaço reduzido para dar conjunto a esse grupo. É um trabalho que desde a primeira convocação, em agosto de 2010, corre de forma paralela ao grupo principal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário